Juntos, a gente consegue!

Como não temos o diagnóstico, ficamos todo dia pensando: afinal, o que está provocando tudo isso?

Como a história indiana dos cegos e do elefante, cada um de nós, inclusive os médicos, estão vendo a coisa sob um ponto de vista, e a “cada ponto de vista é a vista de um ponto”, como diria Leonardo Boff!

Os hematologistas ainda apostam na Doença de Gaucher, alguns no Wilson, outros em problemas hepatológicos. O hepatologista acredita na interface com a reumatologia e a reumatologista encaminhou para a hematologia. Sangue, fígado, baço ou o quê? Qual seria melhor, ou pior, ou menos grave, ou menos sacrificante, se é que podemos fazer escolhas em relação a isto?

Qualquer das opções, na melhor das hipóteses, temos como opções retirada de órgão, transplante ou tratamento para toda a vida. Isto dentro do que os cegos podem assimilar do elefante! Por isso a esperança de “um arroz encravado no jejuno íleo, curável com três arrotos e chá de pariri”. E vamos atrás deste arroz, seja ele como for!

Para a Cacá, vilão mesmo, é a fita métrica que toda manhã registra que o abdome não diminui.

Sabemos que um dos tipos de Gaucher é tratável. A questão é que, embora a sintomatologia indique Gaucher, nenhum exame confirma: ela já fez 2 mielogramas, exames no Laboratório de Erros Inatos do Metabolismo da UFPA e mais umas 100 páginas de outros exames. Ainda pesquisa Wilson, mas também o hepatologista não acredita ser, pois em março fez uma biopsia de fígado, com resultados normais.

É isso. Embora tenha se pesquisado muito, nenhum diagnóstico é fechado. A ida para São Paulo é para buscar analisar interfaces da hepatologia com a reumatologia (USP/Sírio Libanês) e hematologia (UNIFESP – Escola Paulista de Medicina), pois já é consenso que não é problema hematológico por si, mas de dano hematológico, sendo uma doença auto-imune de seqüestro esplênico.

Anúncios

Comentários em: "De quem é a culpa?" (1)

  1. Eu quero que seja o baço!!!!

    E você? coloca a culpa em quem?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: